quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Imigrar depois de cursar faculdade canadense ficou mais fácil

O governo canadense anunciou mudanças em sua política de visto, em especial no caso de quem vem para o Canadá para estudar. As novidades passam a valer a partir de 1 de junho de 2014.

A primeira grande mudança é que, conforme já vinha avisando há meses, quando tudo não passava de um projeto, o programa de estudo e trabalho (Study Permit & Work Permit) será encerrado. Sim, não será mais possível estudar inglês e depois arrumar um emprego temporário.
Fazer faculdade no Canadá e depois imigrar

Em contrapartida, houve uma alteração bastante interessante para quem busca imigrar depois de cursar uma faculdade no Canadá. As novas regras dão mais incentivos para quem cursou um college canadense poder ficar em definitivo no país.

Outra boa notícias para os universitários, é que agora não será mais necessário esperar 6 meses para poder começar a trabalhar enquanto continua seus estudos. Os estudantes internacionais já poderão trabalhar até 20 horas semanais desde o início do curso.

Inicialmente os colleges públicos, que são pagos (mais caros, inclusive), cabe frisar, serão atendidos. As regras para faculdade privadas, geralmente mais baratas, ainda estão sendo definidas.

O objetivo do governo canadense é atrair estudantes mais qualificados, aqueles que vão cursar uma faculdade ou universidade. Em suma, querem que os jovens que buscam estudar o ensino superior no Canadá fiquem no país permanentemente.

E mais uma novidade, que deve facilitar demais na hora de escolher um college (escolher a instituição que você vai estudar por anos aí do Brasil era muito arriscado, convenhamos), é que você pode entrar com o pedido de visto de estudante já em solo canadense. A partir de junho, você pode visitar o Canadá para estudar inglês com simples visto de residente temporário (turista) e logo em seguida já se matricular. Antes era necessário voltar ao Brasil, algo completamente inconveniente e caro (quando o assunto é imigração ou estudar no exterior, cada centavo conta!).

Pra quem é jovem e tem condições financeiras para bancar o estudo no exterior, com certeza indico fazer a faculdade no Canadá e depois imigrar. Ter a experiência de ter estudado e a vivencia trabalhado por aqui conta demais. É uma das formas mais fáceis de imigrar, até mesmo em questão de adaptação (você já terá amigos, um histórico canadense de emprego e crédito).

E claro, um diploma daqui conta mais que um brasileiro. Sem contar que não é necessário passar por burocracia para validar seus estudos, quando muitas vezes faltam algumas matérias ou horas de estudo.

6 comentários:

  1. Somente o primeiro semestre, mas para não perder a viagem é sempre bom enviar um email para os colleges em que você tem interesse, assim confirma tudo o que vai precisar levar :)

    ResponderExcluir
  2. Quais são as universidades que eles aceitam? Onde posso encontrar mais informações?

    ResponderExcluir
  3. Quais são as universidades que aceitam o programa? Qual é o valor, mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto são as públicas. O preço depende de casa curso, mas são mais caras que as particulares para estrangeiros.

      Excluir
  4. A escola SAIT de calgary, tbm disponibiliza o work permit?

    ResponderExcluir