sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como levar dinheiro do Brasil e trocar por dólar canadense

Este é um assunto que pode causar dor de cabeça se não for estudado com antecedência antes da viagem, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem diversas formas de levar dinheiro do Brasil para o Canadá e também para trocar o real pelo dólar canadense.

O mais importante é fazer um orçamento antes de viajar, seja para se mudar para o exterior ou simplesmente passar férias como turista. É preciso ter em mente o quanto de dinheiro você irá precisar ter a disposição nos primeiros dias, para quem está indo como residente permanente ou estudante, ou de todo o período que você vai passar terra do bordo, a folha símbolo da bandeira, no caso de apenas ser uma viagem a passeio.

converter reais para dólares canadense

Tendo em mente isso comece a estudar as maneiras de trazer dinheiro, pois é mais prático e seguro utilizar mais de um meio.

Antes de realmente passar em definitivo para os tipo de processos e outros detalhes, é importante explicar o que é deságio. Basicamente significa que você vai pagar mais para comprar a moeda do que é anunciado na cotação oficial (fora as taxas em alguns casos).

Confira a baixo alguns meios listados pelo Canadá Fácil, assim como seus respectivos prós e contras.


Dinheiro em espécie - trocar real pelo dólar canadense no Brasil ou Canadá?

Particularmente aconselho levar um pouco de dinheiro em espécie (o limite é de $10.000) para lidar com qualquer eventualidade. Claro que os cartões de crédito internacional ou pré-pago (falaremos melhor mais adiante no texto) serão aceitos na grande maioria dos lugares, mas você sabe como funciona a lei de Murphy.

Existe duas formas de você ter as notas em mãos, a primeira ainda no Brasil e a segunda já no Canadá.

Trocar no Brasil tem a facilidade de você já estar preparado com antecedência e não precisar correr atrás logo que chegar, o que é um pouco chato depois de uma viagem de avião cansativa (é longa, estamos falando de sair de um hemisfério para o outro). Porém, o deságio costuma ser maior, ou seja, você irá ter menos dólares canadenses no final (quanto maior a quantia, mais isso afeta no montante).

Já nas casas de câmbio canadenses você encontra melhores condições, com menor deságio e taxas, no entanto, não são todas que aceitam o real. Então antes de partir em viagem levando reais, verifique se no seu destino há como efetuara a troca - em cidades grandes como Vancouver ou Toronto você encontra.

A opinião do Canadá Fácil é que se você vier para ficar, seja morar em definitivo ou cursar uma faculdade, compra e venda em ambos os países. Saindo do aeroporto brasileiro é bom já ter algumas cédulas para se manter por um curto período de tempo, deixando o restante para ser trocado chegando e assim aproveitar as melhores condições das casas de câmbio do Canadá.


Cheque de viagem - traveler check

Outra opção para você viajar certo do dinheiro em mãos são os cheques de viagem (traveler's checks), sendo mais seguro que andar com reais ou dólares canadense em espécie. Afinal, se você for roubado com dinheiro (isso ainda no Brasil, que todos sabemos que não há segurança) você perderia tudo.

O lado positivo de usar o cheque de viagem, o da American Express é mais conhecido, é porque encontra melhor cotação com deságio menor que trocar em espécie ou principalmente usar cartão de crédito internacional (que ainda tem o IOF). Claro que tudo há um porém, e esta opção não foge disso: não é em todo lugar que você vai encontrar casa de cambio brasileira que trabalhe com a moeda do Canadá, além de talvez você não consiga sacar tudo de uma vez.

Não existe um meio perfeito, mas esta é uma boa opção para quem quer economizar.


Cartão de crédito internacional

Esta opção é mais indicada para quem virá para ficar pouco, seja como turista ou para cursar uma faculdade de curta duração ou até mesmo inglês. Com certeza é a mais prática, você só precisa do cartão de crédito internacional habilitado para compras no exterior - sim, deveria já ser sempre, mas tem banco que não o faz, então certifique-se de que esteja - em sua carteira ou bolsa.

Junto com a praticidade veio o preço, desta vez em dinheiro mesmo. Sem dúvida, é a maneira mais cara de pagar suas contas por inúmeros motivos, tais como: valor de deságio alto, taxas, o incomodo imposto de IOF e o principal, estar vulnerável ao câmbio.

Quando o dólar americano estava estável, os bancos geralmente mantinham a cotação no momento da compra, mas agora eles pararam com a prática e a sua conta no final do mês será afetada pelo fechamento cambial do dia. Segundo economistas, a tendência é o dólar valorizar mais ainda frente ao real até o final do ano.


Visa TravelMoney - cartão pré-pago internacional

Visa TravelMoney com dólar canadense
O Visa TravelMoney tem a facilidade do cartão de crédito internacional, mas sem a maioria dos problemas envolvidos. Primeiro que você não vai ficar refém da cotação do dólar e a cobrança de IOF cai de 6,38% para apenas 0,38%.

Funciona como qualquer cartão pré-pago, mas neste caso é aceito em outros países e você escolhe a moeda dele, como euro, libra e peso.

Infelizmente, não são todos os bancos que trabalham com ele com dólar canadense (Banco do Brasil, por exemplo), mas eu indico o Banco Rendimento. Apesar de não ser muito conhecido pelas pessoas em geral, é muito usado para investimentos e para receber dinheiro do exterior, e o melhor é que funciona tudo online. Tenho amigos que usam o serviço no Brasil.

Atualização: infelizmente, o desgoverno do PT inventou mais uma taxa e agora o cartão pré-pago também paga 6,38% de IOF.


Transferência internacional para uma conta num banco canadense

Outro método é transferir os fundos de uma conta no Brasil para uma que você tenha em algum banco canadense (Canada Trust, Scotiabank, Bank of Montreal, CIBC e RBC Royal Bank são os mais conhecidos). Para fazer a remessa de transferência internacional você vai precisar de um código SWIFT da sua agência no Canadá, seu gerente vai saber te explicar.

Mas este caso serve apenas se você já tiver vindo para cá antes e aberto a conta, antes de voltar em definitivo para morar. Ou também para quem deixou fontes de renda no Brasil e precisa receber em seu novo país.

Para abrir uma conta em um banco no Canadá você vai precisar do seu passaporte com visto (pode ser residente temporário e em alguns casos estudante), sem precisar ser cidadão canadense ou residente permanente.

Também será necessário um comprovante de residência (alguma conta de luz, internet, etc), que obviamente não dá para ser um hotel. Já no caso de homestay é possível desde que você não pretenda se mudar logo, pois será no local que receberá sua correspondência bancária.


Conta HSBC Premier

Outro jeito parecido com o acima, mas bem mais simples é abrir uma conta HSBC Premier. Neste banco você pode "ligar" sua conta do Brasil com a do Canadá e transferir de uma para outra, usando o Internet Banking. Mas você deve criar sua conta do exterior com antecedência, falando diretamente com o seu gerente.

Como tudo que envolve dinheiro e conta no banco, haverá a cobrança de uma taxa e de IOF (0,38%) por transação. Senão me engano o limite é de 10 mil dólares mensais, sendo limitado o uso três vezes por mês. Para valores superiores, é indicado deixar uma procuração com um familiar no Brasil autorizando passar do limite.


Bitcoin, a moeda digital e livre


Sem dúvida, uma das melhores formas de movimentar dinheiro internacionalmente é com Bitcoin. Inclusive, a moeda virtual já está sendo aceita em diversas lojas físicas e virtuais pelo mundo.

Não faltam motivos para usar bitcoins, são inúmeras vantagens. Uma delas, no caso para quem está saindo no Brasil, é que você nem precisa fazer o cambio para o dólar canadense.


Afinal, qual o jeito mais fácil e barato de levar dinheiro do Brasil para o Canadá?

Todos os meios tem vantagens e desvantagens, cabe a você escolher o que melhor se adéqua as suas necessidades. Caso você tenha uma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência, deixe um comentário.

Para saber o quanto de dinheiro você vai precisar economizar para imigrar para o Canadá, leia um de nossos artigos sobre custo de vida.

6 comentários:

  1. Faltou a melhor forma na minha opinião: bitcoin. Basta comprar bitcoin no Brasil e usar no Canadá onde for aceito. Se não aceitarem, existe um caixa eletrônico em Vancouver ou é possivel vender bitcoin por dólar canadense no localbitcoins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Bitcoin é uma boa escolha agora. Na época não tinha mencionado por não ter tantas notícias da moeda e ela ter um cambio um tanto volátil.

      Irei atualizar o artigo com isso e também com as mudanças de IOF que tiveram no Brasil recentemente.

      PS: Curto muito o seu canal :)

      Excluir
    2. Obrigado Ana! E parabéns pelo blog ;)

      Excluir
  2. Oi Ana, gostei muito do seu blog, felicidades! Como se faz para operar com os bitcoins e trocar os reais pelos CADs? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem sites que trabalham com a conversão. Também é possível comprar Bitcoin de pessoa física, mas aí é preciso ter certeza do vendedor ser honesto (como no dólar paralelo).

      Excluir
  3. Olá Ana, vi alguns sites de casas de cambio no Canadá mas não sei se são confiáveis. Há algum ranking ou Agência Canadense que fiscalize esse setor. Irei estudar (inglês) durante 1 ano e gostaria de fazer uma transação por aqui (no Brasil) e retirar o dinheiro em Vancouver

    ResponderExcluir