quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como não cometer gafes com canadenses

Assim como outros países, no Canadá há costumes e culturas um pouco diferentes do Brasil. Claro que não é como ir viajar para o Japão, mas ainda assim é necessário alguns cuidados para não cometer gafes com canadenses.

Pensando nisso, o Canadá Fácil irá listar alguns pontos principais que muitos brasileiros passam vergonha chegando por aqui. Afinal, não é legal pessoas irem para outro país e serem mal educados ou mal interpretados. Fique atento porque algumas das dicas também servem para os Estados Unidos e Europa.

Cometer gafe no Canadá

Ônibus e metrô no Canadá

Já falamos quanto custa andar de ônibus e metro nas cidades canadenses, em especial em Vancouver (onde moro). Agora chegou o momento de explicar como se comportar.

Na hora pegar o ônibus não estique o braço para frente para fazer sinal para ele parar, pois é costume geral ele já parar nos pontos.

Já no momento de descer, um erro comum de brasileiros no Canadá e um grande mico é esperar que o motorista abra porta na descida, mas você deve descer um degrau na escada (existe um censor) ou abrir a porta com uma maçaneta/botão.

É algo que nem deveria ser citado aqui, pois é o certo em qualquer lugar, mas você deve dar o seu lugar para grávidas, idosos e deficientes. Os lugares reservados costumam ser os próximos as portas no metrô e nos ônibus são próximo a parte da frente, onde fica o motorista. Mas mesmo que o seu lugar não seja reservado, é aconselhado oferecer o seu lugar assim mesmo.

E nem pensar em escutar música no celular sem o fone de ouvido!


Seja pontual na escola ou faculdade

Como o Canadá foi uma colônia britânica, inclusive hoje faz parte da Commonwealth of Nations (Comunidade das Nações) e da Commonwealth realms (países onde a rainha da Inglaterra é o chefe de estado simbólico), as pessoas são muito pontuais. Evite ao máximo chegar atrasado, porque isso é mal visto.

Caso você não chegue no inicio da aula, seja na faculdade ou escola de inglês, bata na porta e peça licença ao professor para depois poder entrar.


No bar, restaurante ou lanchonete canadense

Caso você seja servido no bar ou restaurante, você deve gorjeta, valendo o mesmo para trabalhadores de hotel e motoristas. O valor que você deve pagar para garçons 15% ou mais do preço da conta, é algo obrigatório e não cometa a gafe perguntando se deve ou quanto deve ser. Não esqueça também o imposto provincial (aqui em Vancouver, na Colúmbia Britânica, fica em 12%).

Além disso, é proibido fumar nos restaurantes. Também existem leis em algumas províncias que impedem fumar em parques infantis e nos carros com crianças dentro.


Canadá não é os Estados Unidos

Sabe como é chato ouvir que a capital do Brasil é Buenos Aires? Então, vale a mesma coisa dizer para um canadense que o Canadá é igual os Estados Unidos da América.Claro que existem algumas similaridades, assim como acontece em outros países ocidentais, mas há também diferenças importantíssimas.

Mas caso você entre sem querer nesse assunto, comente como eles são apaixonados pelo hockey. Sério, eles são fanáticos e se você aprender um pouco sobre o esporte pode ajudar a "quebrar o gelo" na hora de fazer novas amizades.

Na escada rolante

Escada rolante no Canadá - fique a direita
Exemplo de como seguir
No Brasil não existe esse costume, mas no Canadá nos shoppings, aeroportos e outros lugares fique sempre a direita na escada rolante. A esquerda é somente para pessoas com pressa, que precisam subir ou descer mais rápido. Para quem é motorista isso é fácil, pois é a mesma regra de transitar em avenidas com mais de uma faixa.

Então nada de dividir o degrau com quem você está acompanhado. Se você estiver com uma criança, pode deixar ela no degrau de cima e você monitora atrás (até é mais seguro assim).

E caso você se esqueça desta regra e fique na esquerda, se alguém te pedir licença, prontamente mude para a direita. Também mantenha mochilas e bolsas próximas a você, para não esbarrar em ninguém.

Apesar da regra, nos do Canadá Fácil não aconselhamos fazer isso e nem Elevator Escalator Safety Foundation of Canada, pois é algo que pode ser perigoso.

Na rua

Não atravesse a rua fora da faixa, ela não é apenas um enfeite. Caso você não obedeça a regra, pode levar uma multa e ainda estará arriscando a sua vida. E caso você esteja dirigindo, de preferência ao pedestre.

Também não se assuste caso esteja no taxi e ele avançar o sinal vermelho virando a direita. Em algumas províncias do Canadá isso é permitido, desde que não tenha trafego para atrapalhar.

Tossir e espirrar


Jamais você deve tossir ou espirrar na mão. Além de falta de higiene, afinal é a parte do corpo que mais temos contatos nas coisas do dia a dia (portas, caixas eletrônicos, etc), é algo que vai contra a educação local. No Canadá tiveram campanhas ensinando que isso não deve ser feito e não é mais algo que se faz.

Mas não tenho lenço, o que devo fazer? No caso do espirro ou tosse, deve tampar a boca com a parte interna do cotovelo e, claro, virar de lado (não faça de frente para a pessoa).

Essa é uma dica que você deve seguir independente de qualquer país que esteja, no entanto, tenha em mente se você tossir na mão os canadenses vão te achar "nojento".

Quebec fala francês

Apesar de não valer tanto a pena mais imigrar para o Quebec, é uma região canadense linda e cheia de pontos turísticos. Ao contrário da maior parte do restante do país, o idioma mais usado não é o inglês, mas sim o francês.

Assim como em Paris, na França, se você for pedir algumas informação cumprimente primeiro em francês e somente depois peça para falar em inglês (caso este seja o seu segundo idioma). existe uma certa rivalidade entre os falantes de ambas as línguas, especialmente fora das grandes cidades. Apesar disso, haverá placas e embalagens nos dois idiomas.


Esta é apenas uma pequena lista de cuidados para os brasileiros não cometerem gafe no Canadá. Ainda há mais diferenças culturais, mas isso você logo aprende chegando por aqui.

E claro, cuidado com as palavras que se parecem com o português, mas tem um significado completamente diferente. Se você uma placa na porta dizendo "Push", não é para puxar mas sim empurrar.

2 comentários: