segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O processo mais rápido de imigrar para o Canadá - Morden no Manitoba

Com certeza quem quer "fugir" logo do Brasil, deve já ter se perguntado qual a maneira mais rápida de imigrar para o Canadá - caso este seja o seu país de destino, claro. E mesmo que exista o ditado do "apressado come cru", neste caso não é verdade.

Em vez de focar suas atenções as principais províncias canadenses, entre elas Colúmbia Britânica (British Columbia no original, onde fica Vancouver e Victoria), Ontário (Toronto, Ottawa), Alberta (Calgary) e Quebec (Montreal), aposte nas regiões menos visadas.

Morden no Manitoba - Canadá

Apesar de serem lugares com população menor, devido estar fora dos grandes centros, possuem cidades com infraestrutura de causar inveja a qualquer uma brasileira (inclusive municípios que possuem IDH superiores as demais, como Florianópolis e Santos).

Uma destas províncias canadenses que é mais fácil imigrar é Manitoba - para quem não conhece, fica a oeste de Ontário e ao norte dos Estados Unidos, mas ainda possui saída para o litoral pelo Oceano Ártico (sim, o local é frio). Mas dentro da própria Manitoba existe uma forma ainda mais rápida de realizar seu sonho de morar no Canadá.

Entre as dezenas de processos de imigração canadense, o provincial costuma ser mais branco quando se trata de regiões menos populares nas escolhas dos estrangeiros. Porém, dentro da própria política de concessão de visto para trabalho ou residente permanente, existe um pequeno "atalho".

A pequena cidade de Morden, que apesar de não ser um grande centro urbano, tem tudo o que você precisa para levar uma boa vida e está próxima a capital Winnipeg (esta sim grande, com população na região metropolitana passando os 700 mil habitantes), conta com um incentivo a mais.

Morden na província do Manitoba possui uma seleção especial de procura de habitantes estrangeiros, chamado Morden’s Community Driven Immigration Initiative. Como funciona? Um comitê / conselho da cidade analisa o perfil de candidatos de todo o mundo e, caso a pessoa seja aprovada, faz uma carta formal e oficial dando apoio para o processo provincial.


Resumindo o processo

Você basicamente precisa seguir um pequeno processo para garantir sua carta de aceitação do comitê de Morden. Confira:

  • Você deve ler e preencher um formulário (disponível no site da cidade);
  • Seus documentos serão analisados e depois você deve ser chamado para uma entrevista online via Skype (em inglês obviamente);
  • Se eles pensarem que você irá colaborar positivamente para a comunidade com a sua profissão, receberá um visto para fazer uma visita exploratória à Morden (viagem de 5 a 9 dias de duração para conhecer seu futuro novo lar);
  • Em aproximadamente quatro semanas depois de você ter ido ao local, você receberá a importante e esperada resposta se você está aprovado para seguir pelo processo provincial de Manitoba.


Requisitos para o processo provincial de Manitoba

Apesar de Manitoba ser uma das provinciais mais fáceis de imigrar, seu processo provincial também conta com alguns requisitos fundamentais e que precisam ser veemente preenchidos.

  • Para o caso do aplicante principal (você poderá levar sua esposa (o) junto, caso seja casado (a)), deve tirar nota 5 no exame do IELTS (categoria geral e que a prova deve ser feita ANTES de prosseguir com o processo);
  • Idade entre 21 e 49 anos;
  • Ensino médio completo e ter cursado ao menos um ano de faculdade;
  • 10 mil dólares canadenses para provar que consegue se manter no inicio (some mais 2 mil para cada dependente)
  • 2 anos ou mais de experiência na sua profissão.


Dicas e avisos

Só que nem tudo são flores, existe um requisito que vai além do listado acima: você não pode estar no meio de outro processo de imigração para o Canadá e jamais pode ter ido visitar outra província. Sim, você não pode ter estudado inglês ou simplesmente ter ido a Turismo a Vancouver ou Toronto.

Você ainda precisará morar na cidade até se naturalizar canadense (conseguir a cidadania do Canadá), o que demora em torno de 3 anos após conseguir seu status de residente permanente - o green card do país. Após esse período você poderia se mudar para outra região e província, mas isso seria bem antiético diga-se passagem. Além disso, você fará uma declaração legal de intenção de morar na cidade.

Esta é uma opção ideal para quem é jovem e não está ainda apto para outros processos ,que são dezenas deles, cada um com seu nível de dificuldade e tempo de demora. Também é recomendado para quem não liga para o frio e quer viver uma vida digna logo, coisa que está cada vez mais difícil no Brasil.

Quando você se mudar em definitivo para Manitoba, você receberá um suporte da South Central Immigrant Services. Ou seja, terá ajuda para tirar um plano de saúde, seguro social e outros documentos necessários, como a carteira de identidade canadense (é chamado de BCID onde moro). No primeiro dia ainda te indicam hotel ou você fica no alojamento para imigrante, com direito até a café da manhã.

O Canadá é um país com custo de vida bem inferior ao Brasil, e na cidade de Morden - MB é ainda mais barato se manter. A moradia e alimento são mais econômicos que nos grandes centros metropolitanos. O preço de uma casa varia entre 125 e 180 mil dólares canadenses, já um aluguel de um apartamento (2 quartos completos) fica na faixa de $650 e $800.

Mesmo que seu inglês não seja perfeito, você terá acesso gratuito a aulas para aprimorar seu nível no idioma. E se você tiver filhos, eles também contarão com ajuda para se adaptar na língua inglesa na escola. Confira também algumas dicas de como estudar inglês aqui.

Para maiores informações e também para tirar qualquer dúvida, não hesite em mandar um email para a coordenadora de imigração da cidade, Shelly Voth (svoth@mordenmb.com).

15 comentários:

  1. Você pode dar dicas de qual perfil que a Sra. Shelly está buscando? Tenho interesse, porém o que me preocupa é o perfil buscado e também o mercado de trabalho. Digamos que tenho um emprego estável, mas trabalho 50 hrs por semana, fora que demoro 1 hr pra ir e outra pra voltar do trabalho. Não aguento mais essa vida!!! no aguardo.

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O perfil que atualmente estão buscando está no site oficial da cidade:

      http://mordenmb.com/business/immigrate-to-morden/how-to-get-here

      Mas basicamente querem pessoas para construção e operadores de máquinas. Fique de olho no site porque podem oferecer outras oportunidades futuramente.

      Excluir
  2. eu não entendi a parte que "Em aproximadamente quatro semanas depois de você ter ido ao local, você receberá a importante e esperada resposta se você está aprovado para seguir pelo processo provincial de Manitoba".. a pergunta é.. vou retornar ao brasil e esperar este processo terminar.. ou fico em Morden aguardando? obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vcs sabem a previsão de qual seria o tempo da resposta para a entrevista via Skype?
    Agora em setembro vou a Winnipeg cursar 1 mês de inglês com a intenção de conhecer a Província pra justamente entrar com o pedido de visita exploratória!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o tempo de resposta, moro em BC. Mas se você souber a resposta, compartilhe conosco nos comentários.

      A sua dúvida pode ser a de outra pessoa também :)

      Excluir
    2. vou entrar em contato com o pessoal qq novidade sobre o processo eu comento aqui

      Excluir
  4. Bom Dia.
    Alguém pode me mandar a lista atualizada das profissões em demanda,
    vou tentar me encaixar em alguma profissão e tentar o processo...
    obrigadoooo

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa Noite, Bastante interessante o processo para Manitoba, gostaria muito de poder me inscrever porém irei estudar 6 meses em Toronto então não haveria mesmo chance alguma de eu conseguir ? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. No caso de uma profissão de nível superior, é preciso passar pelo processo de reconhecimento do diploma?
    Ex: enfermagem e Fisioterapia.

    ResponderExcluir
  7. Excelente explicação!
    Então, gostaria de tirar uma dúvida. Se eu tentar aplicar para o visto de imigrante para Manitoba e a minha esposa já ter feito um curso em Ontario de 6 meses. Ela poderá ir comigo ou teremos problemas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que possa dar problema, porque ela tem ligação com Ontario. O melhor é mandar um email perguntando.

      Excluir
  8. Boa tarde,
    Fiquei com uma dúvida caso pretenda realmente entrar no processo de imigração vi que quando passa as dicas você sita o seguinte (você não pode estar no meio de outro processo de imigração para o Canadá e jamais pode ter ido visitar outra província. Sim, você não pode ter estudado inglês ou simplesmente ter ido a Turismo a Vancouver ou Toronto.) não posso ter ido para Vancouver ou Toronto???Nem como turista?E como estudante de inglês?

    poderia somente esclarecer isso?
    Paula

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida caso pretenda entrar no processo de imigração de Manitoba, não posso ter ido a Vancouver ou Toronto como turista ?

    ResponderExcluir
  10. Amigos,

    No caso de profissionais da área de saúde será necessário revalidar o diploma com as convalidações, ou já temos o vsito de trabalho em nossa área? Tem algum processo que nos direcione para oportunidade em noss área? No caso de filhos pequenos eles já conseguem se matricular?


    Como seria nesse caso?

    ResponderExcluir
  11. 0LA QUERO IR A CANADA QUALQUER LUGAR DESDE Q TENHA COMO ESTUDAR E TRABALHAR O Q FACO

    ResponderExcluir