segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vancouver ou Toronto? Descubra a melhor cidade

O Canadá é um país gigantesco, considerado o segundo maior do mundo em extensão (atrás apenas da Rússia e a frente da China e Estados Unidos da América), sendo banhado por dois oceanos (Pacífico e Atlântico) em suas costas.

Sendo assim, Vancouver no Oeste e Toronto no Leste possuem diferenças acentuadas, apesar de ambas serem belíssimas cidades e indicadas para qualquer um morar, estudar ou visitar em suas viagens nas férias. Mas como tudo na vida, sempre há uma opção que as pessoas consideram a melhor.


Pensando neste caso, resolvi desenvolver este artigo mostrando as qualidades e diferenças entre Toronto e Vancouver, para que você escolha qual é o melhor destino adequado para você.

Apesar de morar na província (como são chamados os estados canadenses) de Colúmbia Britânica (British Columbia, no original em inglês), já visitei diversas vezes e amei Ontario. Portanto, tentarei ser o mais imparcial possível. Mas chega de papo e vamos logo aos tópicos.


Localização de Toronto e Vancouver no Canadá

Conforme indiquei no início do texto, o Canadá é um país continental e, por conta disso, Toronto e Vancouver são bem afastadas uma da outra, mas ambas são bem localizadas. Comparando com o Brasil, seria uma distancia como entre Porto Alegre e Belém do Pará.

Toronto fica na costa leste, sendo a capital de sua província, e é banhada pelo Lago Ontário, que faz parte dos Grandes Lagos da América do Norte (na fronteira com os EUA). É próxima de diversas outras grandes cidades, tais como as estadunidenses Nova Iorque (New York), Detroit e Boston, além das canadenses Ottawa (capital do país) e Montreal (Quebec).

Já Vancouver fica no outro lado do Canadá, na costa oeste e tem contato direto com o Oceano Pacífico. Graças a esse acesso, possui o porto canadense mais movimentado e isso impulsiona positivamente a economia local, algo similar a cidade paulista de Santos, mas melhor administrado. Uma cidade canadense importante mais próxima é Victoria, capital da província de BC, e do outro lado com a fronteira estão Seattle e Portland.

Em termos de localização geográfica, desconsiderando a parte do tempo, Toronto leva a melhor por estar no coração da economia norte-americana.


Economia e indústria

A resposta desta questão teve um "spoiler" (uma dica) dada logo acima, pois depende muito da localização. Por contar com excelentes cidades vizinhas em termos de oportunidade de negocio, além de sua população ser maior, Toronto tem a economia mais forte.

Mas isso significa que Vancouver seja um local pobre? Obviamente que não! Sua economia é bem estabelecida, conta com um grande porto, muitos filme e séries são rodados na cidade e o turismo é aquecido em todas as épocas do ano.

A escolha do melhor local realmente vai depender da sua profissão, apesar de haver espaço em ambas na maioria dos trabalhos. Avaliar cidades menores também é uma dica. Caso você tenha dúvidas especificas, deixe seu ramo de trabalho nos comentários que respondo qual das duas é a ideal para você.


Clima e temperatura

Sem delongas e indo direto ao ponto, Vancouver é a melhor cidade para brasileiros no Canadá. Aliás, é a preferida por pessoas de qualquer nacionalidade. Conhecida como a "Florida" canadense, sua temperatura é a mais quente durante o inverno e no verão ninguém sofre com calor, um clima completamente ameno independente da estação do ano.

Mas se é frio que você procura e ainda estar num grande centro populacional, Toronto deve ser a sua escolha. A capital de Ontário chega a impressionantes 20 graus negativos no inverno. Mesmo com aquecimento, pode ser um problema para pessoas que tem como origem um país tropical como o Brasil.

Mas as diferenças ainda não acabaram, porque na maior cidade da Columbia Britânica chove MUITO. É isso, em parte, que mantém a temperatura amena.


Segurança e violência

Para começar, é bom deixar claro que nenhuma cidade no Canadá é violenta como no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina. Com certeza é um destino que deve ser escolhido por famílias ou até pessoas buscando segurança, seja para morar ou apenas viajar nas férias para reforçar o inglês.

Neste caso o número populacional é um grande diferencial, deixando Vancouver mais pacata. Toronto chega a ter aproximadamente quatro vezes mais pessoas.


Educação e cursos de idiomas

Ambas são ótimos locais para escolher para estudar no exterior, seja para cursar uma faculdade ou fazer um curso de inglês. Toronto possui mais escolas e universidades, mas é mais disputada. Já Vancouver concentra um menor número de instituições educativas, no entanto, há mais vagas disponíveis.

O preço não varia tanto, porém são bem mais barato que fazer o mesmo curso nos Estados Unidos, por exemplo. Também é bem mais fácil conseguir um visto canadense do que o americano.

E independente da cidade escolhida, já aviso de antemão os marinhos de primeira viagem: apesar de existirem universidades governamentais, elas não são gratuitas. E estrangeiros pagam mais caro que um cidadão canadense ou residente permanente, pois neste caso há subsídio do governo.

Então em geral as opções de ensino superior particulares são mais baratas, em especial os college (não confundir com uma tradução incorreta para a palavra portuguesa colégio).

Já para quem deseja estudar inglês numa escola de idiomas, as duas cidades oferecem uma rica diversidade cultural. Há pessoas de todo os cantos do mundo morando e estudando em ambas. Quanto ao sotaque e acento, é indiferente no aprendizado, o mais importante é praticar.


Preço da estadia - hotel, homestay e aluguel de casas

A diferença no preço da moradia em Vancouver ou Toronto segue a mesma tendência do resto do mundo. Assim como no Brasil, cidades maiores são mais caras.

Então a resposta nos preços para comprar ou alugar uma casa / apartamento ou simplesmente se hospedar num hotel ou homestay (ficar num quarto numa casa de uma família, o que é bom para quem quer treinar o inglês) já foi dado: a população. Mas a faixa de preço depende também da sua pesquisa e bairro escolhido.

Não tenho tanta experiência em Toronto para indicar locais mais econômicos, então não irei me arriscar. Mas fiz um artigo sobre as regiões mais baratas e melhores de morar de Vancouver e também as indicações para cada caso.


Turismo e lazer

Acredito que a questão aqui seja qual visitar primeiro, porque os dois lugares são ótimos para visitar. Não faltam lugares turísticos e de lazer nas duas cidades.

É impossível pensar em Toronto e não lembrar da CN Tower, a segunda mais alta do mundo, e do Royal Ontario Museum (Museu Real de Ontário).

Já Vancouver vive pelo turismo, existem diversos lugares para visitas. Entre eles estão o Stanley Park, diversos parques e até praia (não se compara com o Brasil, claro), além das diversas estações de esqui nas proximidades (a Whistler-Blackcomb Resort é muito bonita).


Transito e transporte publico

Em comparação ao Brasil, há do que reclamar do transporte público canadense. São diversas ofertas e o preço está longe de ser alto considerando o salário médio, diferente do que em São Paulo, por exemplo. As duas cidades possuem boas rotas de ônibus e metro, mas Toronto se destaca pelo seu sistema de bonde (quem for na cidade precisa andar!).

Agora em questão de transito de carros nas ruas, por experiência pessoal digo que Vancouver é bem melhor, mesmo sem vias expressas. E já que é esse o assunto, sabia que no Canadá os automóveis são bem mais baratos? O que chamam de "luxo" nas lojas brasileiras é básico por aqui.


Viagem de avião

Este tópico chama mais atenção dos turistas do que quem está vindo para morar e se estabelecer, pois há ida e ainda a volta, o que deixa ainda mais cansativo. Não há o que enganar, a duração do voo é longa independente do destino, afinal estamos falando de sair do Brasil para um país em outro hemisfério (do Sul para o Norte).

Toronto acaba sendo mais rápido de chegar para os brasileiros, principalmente em viagens direto sem escala. Já Vancouver você primeiro para na Costa Lesta para depois enfim migrar para o Oeste.

Seja qual for sua escolha, o site Canadá Fácil te recomenda tirar um visto de transito com os Estados Unidos, principalmente se o seu destino for a Colúmbia Britânica. O preço da passagem cai, a viagem fica menos cansativa e você não precisa passar por Toronto para ir à Vancouver.


Resumo e opinião pessoal

Escolhi viver em Vancouver por ter disponibilidade no meu ramo de trabalho e pela qualidade de vida. O clima ameno ajudou muito na escolha, mas por todo o Canadá há infraestruturas para viver no inverno gelado. O ideal é seguir na cidade que mais é compatível com você, porque nenhum lugar do mundo é perfeito.

Seja Toronto ou Vancouver, você vai ver uma vida plena e feliz ou ter uma grande viagem caso venha para o Canadá apenas para Turismo.

69 comentários:

  1. Para trabalhar com Marketing ou Publicidade, qual dessas duas cidades tem mais mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Não sou da área, mas chuto que seja Toronto. Ao menos ouvi falar de brasileiros que foram estudar na região.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com Contabilidade, qual seria a melhor cidade no meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando em consideração que há mais empresas em Toronto e região, lá deve ser melhor. Mas é uma área profissional que não tenho propriedade para afirmar com certeza.

      Excluir
  4. Para trabalhar na área de tecnologia ou design, qual seria a melhor escolha, levando em conta a disponibilidade de emprego e o mercado em geral?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei a matéria, parabéns.. Mas estou pretendendo morar no Canadá, você poderia me dizer qual das duas cidades é melhor no ramo odontológico? (dentista), estou me formando daqui a 2 anos e pretendo ir morar ai... se puder me responder... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou da área de saúde, mas creio que ambos tenham mercado. Afinal, todo mundo tem dentes rs

      Mas você já verificou se o seu diploma vai ser valido? Geralmente é um pouco cansativo conseguir.

      Excluir
  6. Meu ramo é Medicina, neurologia, então, qual seria a cidade? aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dever uma resposta, isso é algo muito especifico. Como leiga, acredito que tenha vagas em ambas as regiões, aliás em todo o país.

      Excluir
  7. Olá Ana, tudo bom? Vi bastante coisa do seu blog e também tenho visto outros blogs a respeito. Mas, o que ninguém conseguiu me explicar até o momento é: "Como saber se consigo imigrar ou não?" Por exemplo. Tenho 29 anos, sou profissional de TI com bacharel e meu inglês é avançado ( ainda não fluente, mas, estou estudando arduamente para o Ielts). Entrei no site do governo e verifiquei várias vezes como estaria o processo para Skilled Workers para a província de Brith Columbia. Mas, toda vez que procuro, nunca esta aberto. Quebec seria minha opção, mas, honestamente? Não sinto confiança para aprender Francês sem realmente viver o Francês e desta forma, acho pouco provável eu chegar no nível B2 ( intermediário-avançado) sem estar realmente morando em Quebec. Qual seria o caminho das pedras para conseguir imigrar para Vancouver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A não ser que você tenha uma oferta de emprego ou tenha o sonho de trabalhar numa empresa específica, não compensa ir para Quebec.

      Você perderia muito tempo aprendendo francês. Honestamente, o trem da oportunidade de Quebec já partiu e quem tentar pegar agora não vai alcançar. Não é mais tão fácil como há 10 anos.

      TI é uma área que sobre emprego em todo o país. Realmente o processo não fica aberto muito tempo, é muito procurado.

      Já tentou conseguir uma vaga e ver se a empresa te chama? Só que aqui procuram pessoas para coisas bem especificas e não procuram profissionais que sejam multitarefa.

      O mais importante é ser fluente numa linguagem de programação relevante e não saber várias.

      Excluir
  8. Oi Ana !!
    Quero apenas discordar do que foi falado acima no que tange ao visto, pois, infelizmente essa questão "visto" é muito relativa. No meu caso consegui o visto americano numa boa, foi bem tranquilo e no final da entrevista no consulado americano a funcionária ainda me disse : Aproveite bem os EUA e boa viagem !!
    No mesmo mês em 2012, uns 10 dias depois e já com o visto americano no passaporte, mandei a mesma documentação para o consulado do Canadá em São Paulo, e ainda inclui minha matricula em uma escola canadense( intercâmbio de inglês, onde gastei 200 dólares que não são devolvidos), visto americano no passaporte, e ainda uma carta custeio em que meu pai se responsabilizava financeiramente por mim no Canadá, fora a minha renda, que comprovei com meus contracheques, e mesmo assim, o Canadá negou o meu visto. Vai entender, por isso eu digo, para mim, o visto americano é mais fácil, então, o que quero dizer e alertar à todos é isso : Conseguir o visto canadense nem sempre é fácil..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, assim como quem vai verificar seus documentos são pessoas diferentes.

      Como imigrante, conheço diversos casos que aconteceu o contrário. Mas geralmente quem passa em um consegue no outro, mas ultimamente os EUA tem facilitado mais que antes.

      Excluir
  9. Olá eu pretendo estudar na blanche macdonald em vancouver no curso de maquiagem que tem. Vc acha que essa área eh vancouver eh promissora? Vc já ouviu falar dessa faculdade acima? Abb. Gostei bastante do post.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana, gostei muito do seu post, pois pretendo fazer um curso de 2 anos de make na Blanche Macdonald College em Vancouver. Vc acha que essa área eh promissora ai? Vc já ouviu falar dessa faculdade? Abb. Espero sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço de nome, mas não conheço ninguém que curse. Acho que é uma área se você tem talento para se destacar, não há dúvidas em investir nisso.

      O mais importante é gostar.

      Excluir
  11. Quero muito fazer o ensino médio no Canadá mas não sei qual cidade escolher. A minha professora de ingles me recomenda Vancouver. As vezes penso em Vancouver e outras vezes penso em Toronto...

    ResponderExcluir
  12. Eu se Deus quiser irei pro Canadá daqui a 2/3 anos, porém , não sei qual cidade escolher ... Poderiam me ajudar ? PS : Estarei indo pro Canadá para fazer o Ensino Médio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal já pensar assim no futuro tão cedo, comigo também foi assim :)

      Eu sou suspeita para falar, mas indico Vancouver.

      Excluir
  13. Sou Técnico em Edificações, ql das duas é melhor no ramo da construção civil ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca morei em Toronto ou conheço pessoas da área na cidade, então fica complicado fazer uma comparação.

      Mas há mercado em BC sim, mas é preciso ver se o seu diploma seria válido.

      Excluir
  14. Trabalho com Hotelaria, qual das duas cidades seria a mais adequada para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vancouver, sem dúvida. É uma cidade bastante voltada ao turismo.

      Excluir
  15. Para a área de Engenharia qual melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenharia civil? Não conheço o mercado em Toronto para dar uma opinião.

      Mas em BC tem boas oportunidades, assim como no restante do país.

      Excluir
  16. Estou cursando engenharia ele produção, e daqui uns 3 anos estarei me formando..to pensando em mudar pro canada, qual das duas cidades o mercado está mais aquecido para a minha profissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja a região de Toronto, mas também é preciso ver se o seu diploma vai ser válido aqui. Já verificou?

      Excluir
  17. Olá! O post é muito legal e esclarecedor, parabéns. Sou formada em Pedagogia e meu esposo trabalha com fotografia, filmagem e edição de vídeos. Saberias informar qual a melhor cidade para estas áreas? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que no seu perfil e do seu marido qualquer cidade tenha oportunidades, basta escolher a que melhor se encaixa na vida pessoal.

      Excluir
  18. Adorei o Tópico!
    Adorei o Site!
    Quero estudar Inglês e Teatro/Cinema.
    Creio que Vancouver seja mesmo a melhor opção, né??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo que for ligado a TV e cinema é melhor em Vancouver. É como o Rio de Janeiro no Brasil.

      Excluir
  19. Parabéns Ana pelo blog.

    Num modo geral para profissionais de TI (Desenvolvimento Web), as empresas de Vancouver contratam bastante brasileiros? O que você pode me dizer? fiz uma pergunta bem direta mesmo para não ficar enrolando. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É independente da nacionalidade, basta ser um bom profissional e ter um bom nível de inglês (claro que diplomas de países desenvolvidos são mais aceitos). Só que aqui priorizam o profissional focado, não um "faz tudo" como no Brasil, ou seja, nada de "web designer" que programa e faz design ao mesmo tempo.

      Excluir
  20. Olá, tudo bem? Pretendo ir para o Canadá para ficar 1 ano, e gostaria de saber, de um modo geral, para intercambistas com visto de trabalho, qual seria a melhor opção. Minha área é Direito, aqui no Brasil, nada aproveitável ai no Canadá, então eu teria que seguir para outra área, recursos humanos, talvez.
    Saberia me dizer qual a melhor escolha? Meu maior receio é com relação a empregabilidade e custo de vida.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O salário canadense supre o custo de vida. Quanto ao melhor plano que você possa ter, não posso te indicar nada com tão poucas informações. Desculpe!

      Excluir
  21. Ola, amigo, a área de animação em 3D, é mais forte em qual cidade, sabe dizer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado de cinema e TV é mais forte em Vancouver.

      Excluir
  22. Boa noite, bom... Eu estou indo pra Vancouver dia 14 de Novembro, só não tenho a minha passagem comprada, pois a passagem para voltar ao Brasil não está disponível no momento, vou ficar 6 meses... Enfim, eu vou fazer intercâmbio de Study & Work sendo, 3 primeiros meses estudando inglês e os outros 3 trabalhando, o que eu gostaria de saber era se é fácil ou possível eu arrumar um emprego, seja para lavar pratos em restaurantes, carregar malas em hotéis qualquer coisa nesta área? Apenas para ter uma experiência e num futuro BEM próximo ir de vez para o Canadá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tirou seu visto? A partir de 1 de junho o governo canadense encerrará o visto desta modalidade.

      Emprego é fácil no Canadá, mas tudo depende da sua qualificação e experiência.

      Excluir
  23. Olá Ana! Adooorei seu blog!!!! Estou lendo tudo!! rsrsrs Meu marido e eu estamos com tudo organizado e caminhando para morar no Canadá. Segundo nossa longa pesquisa temos o perfil que eles querem. Mas uma dúvida: Vancouver ou Toronto??? Óbvio! rsrsrsrs Meu marido é gerente de TI aqui, sabe muito, é o famoso multitarefas (aqui um diferencial e aí no Canadá, um problema) então, vc pode nos ajudar? Qual cidade tem melhor aproveitamento para área dele? E, se vc souber, na área de TI o que ele pode focar que aí esteja em evidência? Difícil essa né? Se não souber ok. E para minha humilde pessoa, como é a área de Psicologia aí? É valorizada? Tem muitas vagas nessa área? Recursos Humanos aqui se trabalha com faculdade de Psicologia aí é assim também? Desculpe fazer tantas perguntas, mas vi que vc responde e fiquei muito curiosa em relação essas questões. Ah! Tem mais uma coisa, aqui eu trabalho com bolos confeitados, doces e cupcakes, tenho blog e trabalho informalmente. Aí no Canadá pode-se vender bolos e doces informalmente como faço aqui? O Canadense tem essa cultura de bolo decorado? Eles gostam? Muito obrigada pela atenção e no que eu puder te ajudar, pode perguntar. Se vc quiser saber alguma coisa dessa bosta desse país aqui, em especial, Rio de Janeiro que é onde eu moro, e por causa dessa PORCARIA de copa, está TUDO um caos, fique à vontade!!!!!!!! rsrsrsrs bjs e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TI tem mercado nas duas cidades. Aliás, o que não falta é vagas em TI :)

      Eu não conheço a área de Psicologia, talvez o melhor caminho para você descobrir é entrar em contato com a associação responsável pela profissão, possivelmente seu diploma precise ser validado (algo demorado).

      Não aconselho fazer nada informal aqui no Canadá, abrir empresa é barato e simples. Não é nada complicado como no Brasil, da para fazer pela internet e não demora nem 24 horas. Também não precisa de contador.

      Doces todo mundo gosta, não vai faltar mercado.

      Excluir
  24. Olá,
    Gostaria de saber qual lugar é melhor para um biólogo morar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar te devendo uma resposta, é algo muito especifico para te dar uma dica. Mas sei que tem sim vagas no Canadá, li um artigo há no máximo dois anos a respeito da demanda nesta área.

      Excluir
  25. olar,
    meu sonho e morar em toronto,ai eu queria saber se eu posso ir para la sem ser formado em nada do brasil,ai eu iria para la conseguia um emprego com oportunidades de avanço faria faculdade la me formaria la.quero ir para morar consiguirei um emprego,farei faculdade(logicamente ganharei uma promoçao) com o salario inicial quando eu chegar la dara para eu pagar o:alugel as contas e ter laser?
    qual sera meu salario quando eu chegar la?e quando eu formar na faculdade?
    quero um empregona area de escritorios ou telemarketing.
    obrigado!!

    ResponderExcluir
  26. ola,
    eu pretendo morar em toronto,mas eu vou para la sem ter cursado nenhuma faculdade aqui no brasil.quando chegar la vou arrumar um emprego com oportunidades de avanço profissional.quanto seria meu salario quando eu chegar la?quero trabalhar em uma area de escritorio ou telemarketing,e meu salario inicial mesmo sem ter cursado a universidade vai dar para eu pagar meu aluguel minhas contas e ainda ter lazer?irei fazer faculdade la,e dopois que eu cursar a universidade
    qual sera meu salario?
    quanto e mais ou menos e um aluguel de uma casa em toronto?
    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de pensar no salário, já viu como vai conseguir o visto? Como estudante universitário, você ser preciso ter um dinheiro guardado para pagar ao menos o primeiro semestre.

      Sem ter ensino superior, fica difícil imigrar.

      Quanto ao salário, melhor ler este post:

      http://canadafacilvisto.blogspot.com.br/2013/11/salario-minimo-canadense-provincias.html

      Excluir
  27. Ana para a area de carpintaria no incio e posteriormente com validacao de diploma para engenheiro civil qual melhor cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o Canadá precisa da construção civil. Aqui em BC tem oportunidades.

      Agora na região de Toronto vou ficar te devendo, faz um tempinho que não vou lá.

      Excluir
  28. amiga para quem tiver curso técnico de eletrotécnica ,e faculdade de ciência da computação ou técnico em megatronica ou, faculdade de megatronica ,nao sei qual faculdade vou fazer mais ,tem emprego e salario bem remunerado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IT e qualquer área que mexe com tecnologias costumam ter mercado.

      Megatronica é algo similar a mecatrônica? Se for, também com certeza tem vagas. Não da para ter indústria sem.

      Na área de IT, os salários são bons e costumam ser maiores que no Brasil.

      Excluir
  29. Olá Ana! Atualmente tenho 18 anos e estou iniciando o meu curso de Direito e também pretendo começar um curso em uma escola de inglês aqui no Brasil. Pretendo ir para o Canadá assim que me formar. Pode ser muito tempo, mas pra uma mudança desse tamanho, requer estruturar-se antes para eu poder ter uma base no Brasil, caso o meu sonho de morar no Canadá não dê certo. Queria saber ao certo se o meu curso superior terá uma validade no Canadá e se não, será que existe algo que eu possa fazer para validá-lo e poder trabalhar nessa área que tanto amo por aí? O processo é demorado? Custa muito caro? Vai valer a pena?
    Outra coisa, caso eu tenha que estudar um tempo para validar meu curso superior, eu poderei trabalhar e estudar aí ao mesmo tempo? Empregos assim pagam um valor razoável que dê pra viver dignamente? O custo de vida é caro por aí como vi em alguns sites? Eu realmente sonho em morar no Canadá e sou encantado pelo país. Se pudesse me ajudar com essas perguntas, eu ficaria muito agradecido. Pois não encontrei ninguém que pudesse tirar essas minhas dúvidas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja possível validar, as leis e o sistema judiciário são bem diferentes do Brasil. No máximo poderia servir para eliminar algumas matérias numa faculdade canadense.

      Excluir
    2. Parece que você realmente consegui cursar a faculdade de direito no Canadá mais rápido, se matriculando em várias e depois eliminando. Ainda assim, não vai ser algo da noite para o dia.

      Se você optar por uma pós-graduação, PARECE que não poderia exercer o oficio de advogado, mas é possível atuar em áreas relacionadas (assessoria ou consultoria, que não são regulamentadas). Confirme entrando em contato com a ordem dos advogados ou com uma universidade.

      Excluir
  30. Olá Ana! Meu marido e eu, pretendemos morar no canadá em 2016. Escolhemos vancouver por causa do clima. Como faço para saber sobre as condições de emprego para nós dois? E como faço para saber sobre a validação do meu diploma? Gostaria de me mudar já com um emprego garantido. Isso é possível?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolheu uma ótima cidade, amo Vancouver :)

      Para ver como validar o seu diploma, deve entrar em contato com a ordem que regula a profissão. Eles vão poder te informar com detalhes.

      Dependendo da profissão, será necessário voltar a faculdade para fazer algumas matérias que não são ensinadas no Brasil (ou raso demais, acontece).

      Não sei te adiantar como é processo porque já fiz a minha faculdade aqui no Canadá.

      Excluir
    2. Olá, Ana. Esqueci de informar que sou Fonoaudióloga e meu marido é piloto de avião. Vc tem conhecimento sobre o mercado de trabalho dessas profissões aí em Vancouver? E como faço para encontrar a ordem de Fono da província Columbia Britânica (vancouver)?
      Obrigada!!

      Excluir
  31. Oi Ana tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo post e pelo site, muito bom mesmo, está me ajudando muito!

    Eu vou fazer um intercâmbio de work and study em setembro desse ano para o Canadá, e estou em dúvida entre Toronto e Vancouver,
    Aqui no Brasil eu estudo engenharia química, e trabalho com projetos industriais, ( faço desenhos no computador haha )
    qual cidade você acha melhor para eu tentar procurar um emprego nessa área?
    E caso eu não consiga emprego nessa área, qual seria a melhor cidade para conseguir um emprego para se manter lá?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  32. Oi! Qual das duas cidades é melhor para fazer uma pós-graduação em MBA e trabalhar com engenharia de produção (parecido com adm), ou para trabalhar com negócios?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  33. Oi Ana, adorei a matéria. Mas a minha pergunta é diferente, como fazer para imigrar pra lá com 18 anos? Vejo isso quando estiver lá ou ainda aqui no Brasil? Quanto pago para imigrar? Essas coisas... Se poder ajudar, agradeço

    ResponderExcluir
  34. estou querendo tentar musica e a duvida entre qual cidade tem a melhor vida noturna para shows etc é a melhor.
    sou baterista, pretendo atuar com rock, surf music e coisas do tipo
    poderia me dar dicas?
    obrigado

    ResponderExcluir
  35. Gostei de seu post, para biologo e/ou professor formado no Canada qual e melhor. O curso para professor de biologia e biólogo e o msm ou precisa fazer outra faculdade desde o inicio.

    ResponderExcluir
  36. Olá Ana, tudo bem? =)

    Acabei de conhecer seu blog, achei fantástico! Parabéns!
    Sou formado e trabalho com TI desde 2010, porém não gosto da área, rs.
    Nos programas de imigração, o Federal por exemplo, tem esse tipo de flexibilidade, ou seja, entrar utilizando a profissão X mas não trabalhar diretamente com ela?
    O que me sugere?
    Ah, sou casado e minha mulher é formada (curso técnico) em Modelagem e Confecção do Vestuário, hoje trabalha como estilista em sua própria empresa.
    Tem espaço pra esse tipo de trabalho por aí? =)

    Grato pela atenção e parabéns novamente!
    Att, Jean Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é obrigado a trabalhar na profissão. É super comum imigrantes pegaram inicialmente trabalhos que necessitam de menor qualificação, por exemplo.

      Excluir
  37. Adorei seu post, muito esclarecedor! Sou enfermeira e meu marido eletricista (ambos temos cursos técnicos), é facil arrumar emprego nessas áreas aí em Vancouver? Muito obrigado!! =)

    ResponderExcluir
  38. Excelente post Ana, você indicaria alguma agência confiável?
    Estou pensando em ir para o Canadá pois acho que vai sair mais barato que ir para os EUA, em relação a refeição, roupas, eletrônicos Vancouver sai em contra?

    ResponderExcluir
  39. Excelente post Ana, você recomendaria alguma agência para intercâmbio?
    Pretendo ficar 1 mês e estou quase convencido de ir para o Canadá pois acho que vai sair mais barato do que ir para os EUA e quero ficar em casa de família, em relação a refeição, roupas, eletrônicos Vancouver sai em conta também?
    E qual lugar exatamente você poderia me indicar, levo muito em consideração $ pois quero um lugar barato.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Na área de administração qual seria a melhor cidade??

    ResponderExcluir
  41. Qual dos dois locais tem melhores oportunidades para Fisioterapeutas? Quanto a aceitação do diploma, você sabe me informar algo? Agradeço desde já pela resposta.

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber quais dos dois locais tem melhores oportunidades para fisioterapeutas. Quanto à aceitação do diploma, poderias repassar alguma informação? Agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir