segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vale a pena imigrar e morar no Canadá? Descubra aqui

Antes de mais nada, cabe esclarecer que este é um artigo criado com experiências pessoais, não sendo baseado em pesquisas ou estudos. Se você procura saber como um brasileiro (a) se adapta ao Canadá, está no lugar certo!

O mais importante ao imigrar é saber o quanto você tem a ganhar e perder. Ter uma vida melhor em outro país tem seu custo, seja de dinheiro ou sacrifício emocional.


O quanto você está disposto a abandonar do Brasil? Para quem é apegado a família, esse pode ser um problema. Claro que há formas de levar seu conjugue, independente de ser o marido ou esposa, filhos menores de idade e até seus pais, mas de uma forma ou outra alguém vai ficar para trás. Um irmão que não tem planos de sair do País, avós (dependendo da sua idade), tios e, claro, os amigos.

No meu caso, meu descontentamento com o Brasil era superior ao que amigos e familiares poderiam oferecer. Felizmente tive a sorte de conseguir convencer meus pais e irmão a vir junto, se tornando um planejamento familiar. Porém, deixei amigos e meus avós em terras brasileiras.

Os 3 primeiros meses no Canadá é tudo novidade, então não há nem espaço para se lembrar do que foi deixado. Mas o tempo vai passando e a saudade pega, principalmente que na minha época o Skype não era tão popular como hoje. Mas se você se planejou bem e tinha certeza do que queria, este problema é solucionado de letra. O tempo cura tudo, por mais duro que seja se desapegar.

Se você gosta de conhecer lugares e viver novas experiências, o primeiro ano é o melhor. O gostinho do desafio é ótimo, de se ver evoluindo no inglês (ele é SEMPRE pior do que você imagina, mas você pode se preparar antes com algumas dicas) e conquistando a primeira casa, seja alugada ou paga, tirar a carteira e os documentos.

Mas, afinal, o que o Canadá tem a oferecer a um brasileiro que não irá encontrar em sua terra de origem? Segurança, educação, oportunidades, saúde e tudo o que envolve qualidade de vida. Enfim, seu dia a dia canadense é superior e não apenas por ser Primeiro Mundo.

É triste admitir, mas o Brasil deixa muito a desejar e não demonstra indícios de melhorar a médio e talvez nem a longo prazo. O maior culpado é o governo corrupto, urnas sem segurança (é uma vergonha não sair um comprovante de papel para ser deixado caso seja necessário ter recontagem) que você não sabe se o seu voto foi computado, altos impostos, preços absurdos (comparem carros ou Playstation 4 em outros países), burocracia, falta de liberdades... Acho que não preciso citar mais coisas, se vocês estão lendo isso já devem ter ao menos uma ponta de descontentamento.

Quanto a adaptação em si, tirando a parte emocional, o clima pode ser a maior dificuldade. Como cresci no sul do Brasil (e talvez o sangue alemão tenha ajudado), não tive tantos problemas, até porque tudo é super bem equipado e planejado para aguentar os rigorosos invernos. Agora se você está nos estados brasileiros do Norte ou Nordeste, jamais venha direto no inverno, vai ser um choque a temperatura.

Também tem o fator neve. No inicio é mil maravilhas, você quer logo fazer brincadeiras com elas e montar o seu primeiro boneco de neve... mas a diversão para por aí. É um pouco incomodo ter, por exemplo, tirar a neve de cima do carro todo dia e também dirigir - apesar de sempre eliminarem o excesso.

É difícil se adaptar ao inglês? Não, até porque ele tem muitas palavras de origem latina. É um idioma fácil de se aprender e sem a maioria das frescuras do português. Em 3 meses falando inglês diariamente já começa a pensar diretamente em inglês, mas sotaque é um problema para quem já não fala desde criança. Até da para imitar o acento canadense, mas demora uns bons anos.

Tem também algumas questões culturais, que expliquei numa matéria de como não cometer gafes com canadenses. Particularmente me adaptei rapidamente, muito ao fato de ser favorável a estas praticas e ideias. Sério, se você quer morar no Canadá deve esquecer do "jeitinho brasileiro" de fazer as coisas.

A comida não é nada absurda, tem muita coisa boa e se você faz suas refeições em casa, tranquilamente da para manter a culinária brasileira. Porém, cabe dizer que a comida canadense é bem apimentada, se você não gosta ou não pode comer pimenta, avise ao pedir nos restaurantes.

Quanto ao entretenimento, não faltam opções de qualidade. Na televisão canadense existem ótimos canais, inclusive para crianças. A produção nacional é bem desenvolvida e também chegam muitos filmes e séries dos Estados Unidos.

Já para quem vem para cursar o high school ou college / university, tenha em mente que você vai precisar estar muito. Aqui os alunos chegam preparados, não é como o analfabetismo funcional do Brasil. Mesmo que você tenha tido educação em escola particular, o nível ainda é abaixo. A barreira inicial do inglês pode atrapalhar, mas também serve como um empurrãozinho para se aprimorar rapidamente ao idioma.

Culturalmente o Canadá não perde em nada ao Brasil, inclusive se adapta melhor aos meus gostos. Os museus e a arte canadense em geral é muito bonita.

Sem mais delongas, vou responder a questão: valeu a pena me mudar para o Canadá? Com toda a certeza sim. Estou plenamente feliz com minha vida e não consigo me imaginar retornando ao Brasil. Foi a melhor decisão que eu e a minha família tomamos.

Tem sua dificuldade imigrar, mas basta ter a vontade maior que você vence qualquer obstáculo. E digo mais: o Canadá é um dos poucos países desenvolvidos que aceitam tão facilmente imigrantes, mas isso não vai durar eternamente. Se decida logo, porque o trem da oportunidade já deu partida e não esperar a vida toda por você.

4 comentários:

  1. Ótimo esclarecimento pra mim. Estou com muita vontade ir ao Canada, só tenho medo de nao ter um emprego bom. não quero ir para trabalhar em limpeza,por exemplo.
    Como é para achar emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foge muito do Brasil, acho. Nunca tive um emprego formal no Brasil porque emigrei cedo para o Canadá.

      Mas você encontra vagas em sites e consegue entrevista se o currículo agradar. A montagem do currículo é diferente daí, mas é um pouco grande a explicação para dar aqui.

      Os melhores empregos você consegue com conhecidos, o famoso Q.I. (Quem te Indica) ou networking.

      Outra diferença é que nos empregos públicos a preleção é diferente da brasileira.

      Excluir
  2. Olá, parabens pelo seu blog sempre o leio pois pretendo viajar para Vancouver quando completar 23 anos. Tenho uma pergunta, eh muito difícil arrumar um emprego ai ?

    ResponderExcluir
  3. Emprego não falta, agora depende da sua área e qualificações.

    ResponderExcluir