segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como é a TV canadense - séries e desenhos animado

Ao contrário do que muitos possam imaginar, devido a fronteira com os Estados Unidos e falarem o mesmo idioma, a televisão no Canadá não é formada apenas um enlatados estadunidenses. Claro que há sim produções dos EUA, mas existem muitas produções originais da TV canadense.

Existem muitas séries e desenhos animados de sucesso produzidos no Canadá, muitos deles exibidos no Brasil e muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Há muita influencia das produções americanas e qualidade é nota 10.

Continuum série canadense

Atualmente minhas duas séries favoritas são daqui: Heartland, exibido pela emissora CBC, e Continuum, um excelente sci-fi produzido pelo canal Showcase. Confira um breve resumo de cada uma delas:

Heartland apresenta o cotidiano e os dramas de duas irmãs, Amy e Lou Fleming, que vivem com seu avô Jack Bartlett num rancho de cavalos. Elas herdaram o amor pelos animais de sua mãe, que perderam quando ainda eram jovens. No Brasil o seriado é exibido pelo canal pago Boomerang.

Já Continuum acompanha o trabalho da policial Kiera Cameron tentando deter terríveis criminosos na cidade de Vancouver. O detalhe é que ela veio do futuro, mais precisamente do ano 2077, junto com seus algozes e terá de lidar com eles sem o auxilio da CPS, mas para sua sorte conheceu o futuro inventor e magnata Alec Sadler, que no presente ainda é um adolescente. A série não é muito conhecida na TV brasileira, indo ao ar pelo Space.

Outro programa que espetacular é Dragons' Den (Dans L'Oeil du Dragon en Quebec), que é uma espécie do "O Aprendiz" da TV canadense, só que apresentado por um grupo de milionários.

Entre as maiores emissoras de TV aberta no Canadá estão:
  • Em inglês - CBC, Citytv, CTV y Global.
  • Em francês - Radio-Canada, TVA y V (antiguo TQS).

Claro que na TV paga existem canais americanos, tais como os gigantes ABC, NBC, CBS e Fox, além dos infantis Cartoon Network, Disney XD e Nickelodeon.

Mas a programação para as crianças não estão limitadas a animações americanas, pois o canal TeleToon produz muito conteúdo dedicado aos pequenos. Se destacam Total Drama, Minha Babá é Uma Vampira, Johnny Test, Chaotic, Babar e The Backyardigans. O canal ainda exibe produções americanas, como Justiça Jovem (Young Justice).

Outro canal local destinado ao público infantojuvenil é o YTV, mas este aposta mais em produções estrangeiras, o que inclui desenhos animados dos EUA e até mesmo animes. A maior parte de sua programação original, em questão de animação, são coproduções com França e Estados Unidos (Casper's Scare School, Redakai, Babar and the Adventures of Badou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário