O Canadá é um dos países mais escolhidos por estudantes que desejam aprender e principalmente aprimorar o seu inglês, por ser uma nação multicultural e também mais barata que passar uma temporada nos Estados Unidos, fora a menor burocracia para obter o visto. Claro que há opções ainda mais fáceis e econômicas, como Nova Zelândia e Irlanda, mas nestes casos o sotaque talvez seja diferente demais do americano, caso este seja o seu objetivo.
Mas estudar o inglês numa escola canadense vai além do simples aprendizado, há contatos com culturas de todo o mundo e o povo local é muito simpático e educado. Também há cursos especializados na prova do IELTS, um certificado de proficiência na língua inglesa que serve para entre outras coisas imigrar para alguma província ou se matricular num college (faculdade) ou university.
E como você tirar um tempo para estudar idiomas no exterior consome tempo e dinheiro, o Canadá Fácil resolveu criar um artigo reunindo cinco dicas e conselhos para você aproveitar do melhor jeito possível seu investimento e experiência. Confira:
Estude antes de vir
Você até pode vir para o Canadá sem a saber nada de inglês, sem um simples hello. Porém, o melhor conselho que te deixo é para primeiro aprender o básico ainda no Brasil. Ao menos saiba o verbo To be e os tempos verbais (Past, Present e Future), maximizando seu investimento no curso e trazendo o melhor custo beneficio.E não se esqueça que aprender um idioma não se resume a sala de aula, é preciso estar com ele no cotidiano. Inicialmente veja filmes legendados, com o tempo troque a legenda do português para o inglês (assim aprende a pronunciar e escrever junto), mantenha seus games na língua inglesa e preste atenção nas letras de músicas, além de não usar o Facebook e Windows em português.
Quanto mais familiarizado com idioma você estiver, mais fácil e rápido será de aprimorar por aqui. Você terá uma verdadeira experiência de viver sem falar sua língua nativa.
Faça amizade com estrangeiros
Não importa qual a nacionalidade seja o estrangeiro, excetuando-se portugueses, o importante é se comunicar em inglês (escutar diferentes sotaques pode ser mais vantajoso do que adquirir o acento canadense, ao menos para quem voltará para o Brasil ou tem como área de trabalho um mercado globalizado). Para aprender inglês é preciso se comunicar.Fuja de brasileiros e portugueses
Você não pagou caro e passou horas no avião para andar com brasileiros. Este tópico reforça o que foi dito acima, você não deve usar o português enquanto estiver fora do Brasil.Se possível, fique numa homestay (casa de família que aluga um quarto) ou divida um apartamento com uma pessoa que não seja brasileiro ou português (neste caso para quem vai ficar mais de 6 meses). É importante praticar o inglês em sua casa temporária também. Particularmente aconselho a primeira opção, mesmo que seja uma família de indianos ou outra nacionalidade.
Estude fora da sala de aula também
Revise o que você aprendeu em aula, verifique sua gramática, leia um livro de um autor local. Até mesmo nos momentos de lazer não esqueça do inglês, como assistir filmes americanos (vão estar sem legenda e os cinemas canadenses são melhores, principalmente quando se fala em iMax).Não seja tímido
Você está no Canadá ou irá para viver o inglês. Não tenha medo de errar, o importante é se comunicar. Não fique tímido e passe o resto da viagem trancado no quarto recluso usando internet para falar com a família ou atualizar seu Facebook.Tente fazer participar das conversas e marque para sair em grupo (menos com brasileiros ou que no mínimo não sejam maioria), você pode manter a amizade mesmo volto para casa e assim sempre manter seu inglês em uso constante..
Siga estes 5 conselhos e maximize seu aprendizado. E caso tenha interesse em ficar para cursar uma faculdade, aproveite e visite os colleges da cidade.
IELTS - fazer a prova e tirar o certificado
Antes de mais nada, cabe explicar em detalhes do que se trata o IELTS. Como diz o nome por extenso, International English Language Testing System (Sistema de avaliação na língua inglesa internacional, em tradução livre para o português), é uma prova que verifica qual seu nível em inglês.Não existe reprovação, sendo computadas as notas de 0 a 9 com provas que avaliam conversação, redação, interpretação oral e de texto. Ela é aplicada pela British Council em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde custa R$ 440,00 e é aplicada várias vezes ao ano nas principais capitais do país.
Sem ela você não irá conseguir, por exemplo, se matricular numa faculdade canadense ou imigrar para o Canadá, seja pelo processo provincial (menos Quebec) ou federal. Também é algo importante para valorizar seu currículo.
Há cursos especializados nele nas escolas de idiomas, mas o ideal é que este não seja o seu primeiro por aqui. Portanto, é recomendado apenas a partir de uma segunda viagem e, se possível, já vá estudando por conta (há muitos materiais gratuitos ou pagos pela internet, basta pesquisar).
Quem acha que sabe inglês porque fez cursinho de 4 anos no Brasil uma vez por semana, não vai passar sem estudar muito. Eu mesma precisei realizar a prova incríveis 3 vezes, mesmo já conseguindo se comunicar com canadenses e americanos. Então tenha em mente que vai precisar estudar de verdade, pois este é um importante passo para realizar o seu sono de imigrar para o Canadá.
Melhores cidades do Canadá para estudar inglês
Particularmente indico que quando maior a diversidade de culturas e nacionalidades, melhor para aprender. Consequentemente indico as obvias Toronto ou Vancouver. Mas se você quer ter um contato com Canadá mais tradicional e de "raiz", Calgary, na província de Alberta, pode ser uma boa escolha.
Em todos os casos você estará em ótimas cidades, limpas, organizadas e muito seguras. E antes viajar, aprenda um pouco da cultura do Canadá e como não cometer gafes com canadenses.
Muito obrigado pelos conselhos!
ResponderExcluir