quarta-feira, 31 de julho de 2013

Arte canadense

O Canadá não é apenas um país rico e extenso (o segundo maior do mundo), mas também é uma nação rica em cultura. Com certeza é lugar que deve ser ao menos visitado uma vez, se possível morar.

A história da arte canadense já começa antes mesmo da descoberta da América por europeus, seja pelo Américo Vespúcio ou pela teoria dos vikings colonizadores. Os povos nativos, também chamados de indígenas, já desenvolviam bonitas artes.

Totem Pole no Canadá - arte canadense indigena

Com certeza uma das expressões artísticas mais conhecidas dos nativos norte americanos são os "Totem pole", que basicamente são postes entalhados e decorados em formas de animais ou entidades que os povos acreditavam. Eram usados para proteger suas famílias como uma espécie de talismã. Sem sombra de dúvidas, são belas obras de artes.

William Berczy
William Berczy
Pulando alguns séculos no tempo, a exploração do Canadá pelos franceses acendeu uma chama artística. Que me desculpem a parte "britânica" do país, que também é bela e teve grandes obras, mas Quebec foi a menina dos olhos em termos de pintura. Uma das telas que mais me agradam é a paisagem Ste Anne pintada por Thomas Davies no século XVIII.

Do lado inglês ainda teve uma bela pintura criada pelo artista William Berczy, que pintou um retrato da família Woolsey. Particularmente considero uma das obras primas da cultura canadense.

O Canadá também foi terra de outros artistas, inclusive fora do eixo clássico e, claro, no meio musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário